10 melhores momentos do futebol mundial para lembrar

Esporte não se resume apenas a goleadas e os troféus. É sobre celebrações vibrantes, corações partidos e, acima de tudo, as memórias que criamos junto às pessoas com quem compartilhamos essas experiências. Sempre vale a pena lembrar dos melhores momentos do futebol mundial, para reviver as emoções que emocionaram gerações.

Por isso criamos este artigo com os 10 episódios mais marcantes! Será que você conhece todos?

Vamos lá!

Momentos icônicos do futebol mundial

Às vezes não são exatamente as marcações que tornam uma partida inesquecível, mas as atitudes dos jogadores. Para começar a nossa lista de melhores momentos do futebol, citamos cartões vermelhos que entraram para a história.

1. A piscadela na Copa do Mundo de 2006

Nas quartas de final da Copa do Mundo de 2006, Inglaterra e Portugal protagonizaram uma partida repleta de polêmicas e tensão.

Wayne Rooney enfrentou Cristiano Ronaldo, ambos colegas de Manchester United. Após Rooney pisar em Ricardo Carvalho, Ronaldo liderou os protestos que resultaram na expulsão do atacante inglês.

Esse jogo se tornou ainda mais emblemático quando o arbítrio mostrou o cartão vermelho a Wazza e Ronaldo, ao deixar o campo, pareceu dar uma piscadela para o companheiro de clube.

Curiosamente, anos depois, Rooney revelou que o incidente fortaleceu a amizade entre eles, e que teria feito o mesmo no lugar do amigo.

2. A cabeçada de Zidane

A cabeçada de Zinédine Zidane foi, sem dúvida, um episódio extraordinário e excêntrico. Na final da Copa do Mundo de 2006, com o placar empatado entre França e Itália, o profissional chutou a bola na rede e colocou seu país à frente no torneio. 

Porém, poucos minutos depois, Marco Materazzi pareceu dizer algo que provocou o craque francês, conforme se afastava. Sem hesitar, Zidane se virou, confrontou o zagueiro italiano e acertou uma cabeçada feroz em seu peito. A consequência foi um instantâneo cartão vermelho.

Com a expulsão, a Itália empatou e venceu nos pênaltis, o que tornou o erro do astro francês mais impactante na história daquela final.

As melhores defesas do futebol da história

Existem movimentos de defesa no futebol que impressionam. A jogada acrobática de René Higuita em 1995 e o movimento de Gordon Banks na Copa de 1970 definitivamente merecem entrar para essa lista.

3. A defesa de escorpião de Higuita

Durante um amistoso contra a Inglaterra, Higuita respondeu ao chute à distância de Jamie Redknapp com uma “defesa de escorpião”, em que salvou o gol ao jogar-se para trás e usar os pés para interceptar a bola.

Conhecido por sua ousadia e estilo teatral, o goleiro colombiano tomou uma decisão arriscada para realizar um dos bloqueios mais icônicos de todos os tempos.

4. Gordon Banks contra Pelé

A defesa de Gordon Banks contra Pelé na Copa do Mundo de 1970 foi um dos melhores momentos do futebol.

O lance aconteceu durante a partida entre Brasil x Inglaterra, válida pela fase de grupos. Aos 10 minutos do segundo tempo, Jairzinho avançou pela direita e cruzou com precisão para Pelé, que subiu com força e cabeceou em direção ao canto inferior direito do gol.

A bola parecia destinada a entrar, mas Banks, em um reflexo incrível, mergulhou e conseguiu desviar a trajetória. Pelé chegou a comemorar o lance, por reconhecer a habilidade do goleiro inglês.

As vitórias mais inesquecíveis do futebol

Conquistar um título é um feito impressionante. No entanto, certas vitórias se destacam na história por tirarem o fôlego dos torcedores. Confira três ocasiões que movimentaram as estatísticas do futebol!

5. Lionel Messi ergue a taça da Copa do Mundo

Durante um período de constantes debates sobre quem seria o maior jogador de todos os tempos entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, o argentino se destacou com seu heroísmo de 2022, quando levou a Argentina à glória.

Messi conquistou a Copa América, enquanto Ronaldo triunfou no Campeonato Europeu. Porém, antes da Copa do Mundo do Catar, nenhum dos dois havia erguido o troféu Jules Rimet. Esse status mudou quando Messi marcou sete gols durante o torneio e venceu por 4 a 2 nos pênaltis sobre a França na final.

Lionel Messi finalmente com a taça da FIFA nas mãos é, com certeza, um dos melhores momentos do futebol.

6. Leicester City vence a Premier League

Em uma liga repleta de gigantes como Manchester United, Arsenal, Liverpool, Chelsea e Man City, poucos imaginavam que times como o Tottenham Hotspur, e muito menos o modesto Leicester City, poderiam conquistar a Premier League.

Em 2015, o Leicester terminou em 14º na classificação. No entanto, na temporada seguinte, o clube surpreendeu e se tornou campeão da Inglaterra. A sequência recorde de gols de Jamie Vardy, os ataques imparáveis de Riyad Mahrez e a ascensão de Ngolo Kante definiram uma campanha incrível, que sempre ficará na história do futebol.

7. O tri de Pelé na Copa do Mundo

Pelé consolidou seu legado como um dos melhores jogadores em 1970, ao conquistar sua terceira Copa do Mundo.

O México 70 foi um torneio incrível, em que o Brasil deu uma verdadeira aula com seus talentos extraordinários em campo. Os brasileiros ganharam as quartas de final contra o Peru por 4 a 1, derrotaram o Uruguai na semifinal com placar 3 a 1, conquistaram a vitória na final contra a Itália por 4 a 1.

Pelé marcou quatro gols durante a competição, mas o mais importante foi se tornar o primeiro atleta a vencer o mundial três vezes. Ninguém jamais igualou este recorde, o que leva essa conquista direto ao pódio dos melhores momentos do futebol. 

Os melhores gols da história do futebol

Quando a chuteira bate na bola em direção à rede adversária, não há outra situação que gere mais expectativa. A seguir, confira os gols que permanecem na memória dos fãs.

8. O épico “Aguerooooo!”

O ano era 2012, e a disputa pelo título da Premier League chegava ao ápice. O Manchester City e o United estavam em uma briga acirradíssima pela vitória.

No último dia da temporada, os Citizens precisavam igualar o resultado dos Red Devils contra o Sunderland para garantir o troféu. Enquanto o time rival ganhava por 1 a 0, o City perdia por 2 a 0 para o Queens Park Rangers. Com a final cada vez mais próxima, parecia que a taça iria para a metade vermelha de Manchester.

Todavia, tudo mudou aos 92 minutos: Eden Dzeko empatou o jogo em 2-2 e preparou o terreno para o momento histórico com o grito: “Aguerooooo!” Dois minutos depois, Sergio Agüero marcou o gol que selou a virada e garantiu o primeiro título do City na Premier League.

9. O chute de Roberto Carlos

Roberto Carlos no futebol é conhecido tanto como um jogador, quanto um movimento. Foi no Tournoi de France de 1997 que o lateral-esquerdo brasileiro entrou na história com um dos chutes livres mais memoráveis de todos os tempos. A partir desse dia, qualquer cobrança de falta com efeito extremo passou a ter seu nome.

Quando a bola estava a aproximadamente 37 metros do gol, o atleta disparou um chute de 137 km/h com a parte lateral da sua chuteira esquerda, que contornou a trave e entrou no canto inferior. Pareceu desafiar as leis da física!

10. O melhor momento do futebol: o Gol do Século 

Diego Maradona marcou o melhor gol da história do futebol na Copa do Mundo de 1986.

O jogo estava 1 a 0 para a Argentina, após o famoso “Mão de Deus”, movimento em que o argentino usou o braço esquerdo para alcançar a bola e enviá-la à rede. Mesmo com os protestos veementes da Inglaterra na época, os árbitros não notaram a irregularidade e validaram o ponto.

Então, aos 6 minutos do segundo tempo, Maradona pediu a bola e a recebeu de costas para o campo inglês. Com uma finta, deixou o primeiro marcador para trás e, com uma arrancada impressionante, passou por outros dois adversários (Reid e Fenwick).

Para completar a obra-prima, driblou o goleiro Peter Shilton e marcou o segundo gol argentino apenas dez segundos após receber o passe.

Esse lance, chamado de “Gol do Século”, ganhou o prêmio da FIFA de “Gol Mais Bonito das Copas do Mundo” após uma votação na internet durante o torneio de 2002. Inesquecível, não é?

Acompanhe os melhores momentos do futebol com a Betsson!

Gostou de lembrar dos 10 melhores momentos deste esporte? Se você deseja se manter atualizado com o que está por vir, acompanhe os eventos de futebol na Betsson, uma casa de apostas com mais de 60 anos no mercado e uma ampla variedade de odds e promoções para você se divertir com confiança!