Os 11 melhores jogadores da Premier League na história
Definir os melhores jogadores da Premier League em uma única temporada não é tarefa fácil. Imagine, então, quando ampliamos essa análise para 1992, ano de fundação do atual formato do Campeonato Inglês?
Essa competição é, para muitos, a melhor liga nacional de futebol da atualidade — superior à La Liga, à Bundesliga, à Série A italiana, ao Brasileirão e à Ligue 1.
Seja qual for o argumento que apresentem para defender as demais, a liga inglesa é, certamente, a mais popular e rica do planeta, com uma receita de U$7,4 bilhões na última temporada.
Aproveitamos o sucesso do torneio para falar um pouco da sua história. Afinal, quem são os melhores jogadores da Premier League nesses 23 anos? Confira nosso Top 11 e mais estatísticas relevantes da competição!
Quem são os melhores jogadores da Premier League de todos os tempos?
Nossa lista dos onze melhores jogadores da Premier League tem como base a premiação anual que contempla o melhor atleta da temporada.
Ou seja, a seleção tem como pressuposto atletas que já integraram alguma vez esse grupo seleto. A partir daí, escolhemos os dez melhores em termos de talento, relevância e estatísticas no torneio.
Para quem não sabe, a eleição do melhor jogador da temporada ocorre a partir da soma dos votos dos próprios atletas que disputam a competição. A FA (Football Association), a federação que gere o futebol do país, conduz o evento.
Vamos para a nossa lista dos melhores jogadores da Premier League em todos os tempos!
11) Paul Scholes
Paul Scholes tem simplesmente onze títulos da Premier League e é um ícone na história do Manchester United!
O craque podia atingir o ângulo da trave adversária em chutes de longa distância com uma facilidade impressionante.
Na verdade, não havia muito que Paul Scholes não fizesse – exceto evitar um cartão amarelo, pois a indisciplina era um de seus maiores problemas.
Ele ditou o ritmo da equipe mais bem-sucedida da história do Manchester United ao longo de 19 temporadas. Muitos falam sobre a polêmica Bola de Ouro de Rodri em 2024, mas Scholes já entregava esse nível de performance há muito mais tempo e nunca recebeu a honraria.
10) Frank Lampard
Provavelmente, o melhor volante goleador que a liga já viu. Apesar de jogar no início das construções das jogadas do Chelsea, ele anotou 177 gols pelos Blues.
Frank é o único jogador da posição na lista dos dez maiores artilheiros da competição e terminou sua carreira na Premier League com apenas 31 gols a menos que Wayne Rooney!
Lampard ergueu o troféu da competição três vezes com os Blues, após um meteórico início de carreira no West Ham.
9) Steven Gerrard
Precisamos citar os três lado a lado, pois esse debate já dura décadas. Quem foi o melhor: Scholes, Lampard ou Gerrard?
A Seleção Inglesa tentou, a todo custo, escalá-los como titulares ao longo de sua geração dourada, mas sem muito sucesso.
Com certa controvérsia, colocamos Gerrard no Topo da discussão, apesar do lendário capitão do Liverpool, curiosamente, não ter a Premier League na sua prateleira de troféus.
Contudo, Steven tem oito participações no Time do Ano da Premier League, pela PFA, e liderou o os Reds na épica virada contra o Milan na final da Champions League 2004/2005, o primeiro do clube após 31 anos na fila.
8) Eric Cantona
Eric Cantona jogou apenas 143 partidas do Campeonato Inglês pelo Manchester United e outras 13 com o Leeds United. Ainda assim, ele é figura carimbada entre os dez melhores jogadores da Premier League em todos os tempos.
Esse dado revela o claro impacto que o francês teve nos Red Devils e no futebol britânico como um todo. Antes de chegar em Manchester, o United não ganhava o troféu havia 26 anos.
Com a presença de Cantona, a equipe de Alex Ferguson alcançou o título da Premier League quatro vezes em cinco temporadas.
Infelizmente, o craque também ficou famoso por chutar um torcedor do Crystal Palace durante uma partida.
7) Mohamed Salah
O fato de ele figurar em sétimo lugar nesta lista e ainda estar em atividade diz muito sobre o impacto do Faraó na Inglaterra.
A lenda do Liverpool ocupa atualmente o oitavo lugar no ranking de maiores artilheiros da competição e ainda mantém uma média impressionante de gols na temporada 2024/2025.
Em 2019/20, Salah conquistou o título da Premier League com o Liverpool e marcou 19 gols. Ele fez parte de um dos trios mais icônicos de todos os tempos, com Sadio Mané e Roberto Firmino, e ainda quebra novos recordes consecutivamente com a camisa vermelha.
6) Kevin de Bruyne
Um dos maiores meio-campistas da última década, Kevin de Bruyne escala, ano após ano, o ranking de melhores jogadores da Premier League.
O craque belga ocupa o segundo lugar entre os atletas que mais deram passes para gols, atrás apenas de Ryan Giggs. Entretanto, acredita-se que Kevin ultrapasse o galês nos próximos anos.
O atleta também conta com seis títulos da Premier League e cinco participações no Time do Ano da PFA.
De Bruyne é a epítome do Pep-ball e ficará na história como um dos, se não o melhor, meio-campista do Campeonato Inglês de todos os tempos.
5) Cristiano Ronaldo
Sejamos honestos: a única razão para Cristiano Ronaldo não estar no Topo da lista é porque ele jogou a maior parte de sua carreira no Real Madrid.
Para contextualizar, o CR7 tinha só 24 anos quando deixou o Manchester United e 36 quando retornou.
Ainda assim, ele é membro do seleto 100 Goals Club da primeira divisão da Inglaterra, com apenas 236 participações, o que inclui dez cobranças de falta inesquecíveis e 37 assistências.
No auge da carreira, ele saiu de cena para se tornar um Galáctico e voltou para se reencontrar com os Red Devils já aos 36 anos — em uma passagem amarga que culminou em uma briga com o treinador.
4) Ryan Giggs
Ninguém tem mais assistências do que Ryan Giggs na Premier League. São 162 passes para gols em sua longeva carreira no Manchester United.
Até Kevin de Bruyne, um mestre em deixar os companheiros na frente do goleiro, está com 50 passes atrás!
Somente dois jogadores contam com mais aparições do que ele na Premier League (Gareth Barry e James Milner), e ninguém ainda superou sua conquista de 13 troféus da competição.
Além disso, ele é o único a balançar as redes em 23 temporadas consecutivas. Ainda precisamos continuar? O galês não foi apenas um dos mais hábeis meias de sua geração, mas um dos melhores de todos os tempos.
3) Alan Shearer
260 gols. Ninguém marcou mais que Alan Shearer na Premier League. Esse número, por si só, é o bastante para garantir a ele um lugar entre os três melhores jogadores de todos os tempos.
Contribui também para a aura do craque levar o Blackburn Rovers ao título da competição na década de 1990, feito inédito para a instituição até hoje.
Além disso, Shearer é um dos maiores artilheiros da história do tradicional Newcastle e desempenhou papel relevante como centroavante do English Team.
2) Wayne Rooney
Somente Shearer e Kane marcaram mais gols na história da Premier League do que Wayne Rooney.
Para tornar essa conquista ainda mais impressionante, ele também concluiu 103 assistências, o que o credencia ao quarto lugar no ranking histórico.
Nenhum jogador atingiu uma soma de gols e assistências maior que este homem, que é também ídolo absoluto do Everton e do Manchester United.
Acrescente a essa equação cinco títulos da Premier League e talvez o gol mais icônico da história da competição: um voleio espetacular contra o grande rival Manchester City.
Rooney iniciou sua carreira como um centroavante com raro faro de gol e a encerrou como um habilidoso camisa 10.
1) Thierry Henry
Não é surpresa que Thierry Henry esteja no topo da lista dos melhores jogadores da Premier League.
Embora ele tenha conquistado a liga apenas duas vezes com o Arsenal (11 a menos que Ryan Giggs, no Manchester United), é impossível ignorar os recursos técnicos e o impacto do francês no time londrino e em toda uma geração de jogadores.
Ele marcou 175 gols em 258 jogos pelo Gunners, antes de passar três temporadas com o Barcelona, em La Liga. e outras cinco na MLS, com o New York Red Bulls.
Thierry Henry realizava jogadas que outros apenas sonhavam. O controle em alta velocidade, os dribles devastadores e as finalizações consistentes fazem dele, sem dúvida, o melhor que a Premier League já viu.
Principais estatísticas da Premier League
As estatísticas no futebol sempre dão pano para a manga para analistas discutirem o desempenho de clubes e atletas, não é verdade?
Os números são relevantes tanto para debates pontuais sobre momentos da temporada quanto para análises mais amplas e históricas.
Confira então as principais estatísticas da Premier League, no que diz respeito a gols, assistências e quantidade de jogos ao longo da existência do torneio!
Quem tem o recorde de gols da Premier League?
O recorde de gols da Premier League pertence ao inglês Alan Shearer. O craque fez história pelo modesto Blackburn Rovers, na década de 1990, quando liderou a equipe em dois títulos.
O atleta tem incríveis 260 gols e também marcou época no Newcastle e no English Team.
Quem são os outros maiores artilheiros da Premier League?
A lista dos maiores artilheiros da Premier League em todos os tempos conta com um festival de craques. Confira os dez maiores:
- Alan Shearer: 260 gols.
- Harry Kane: 213 gols.
- Wayne Rooney: 208 gols.
- Andrew Cole: 187 gols.
- Sergio Agüero: 184 gols.
- Frank Lampard: 177 gols.
- Thierry Henry: 175 gols.
- Mohamed Salah: 172 gols.
- Robbie Fowler: 163 gols.
- Jermain Defoe: 162 gols.
A predominância na lista é, naturalmente, dos britânicos, com sete atletas. O estrangeiro melhor colocado é o argentino Sergio Agüero, grande artilheiro do Manchester City.
Um destaque especial fica também para os únicos jogadores ainda em atividade: Harry Kane e Mohamed Salah. Enquanto o primeiro se transferiu para o Bayern de Munique e agora joga na Bundesliga, o egípcio renovou contrato com o Liverpool e continua com a pontaria afiada em terras britânicas
Portanto, é questão de tempo para o Faraó subir ainda mais posições nesta temporada.
Quem são os líderes de assistência da Premier League?
Colocar o companheiro na cara do gol é uma atitude valiosa, não é mesmo? Então, o ranking de assistências não poderia ficar de fora do nosso apanhado de estatísticas da Premier League. Confira!
- Ryan Giggs: 162 assistências.
- Kevin de Bruyne: 114 assistências.
- Cesc Fàbregas: 111 assistências.
- Wayne Rooney: 103 assistências.
- Frank Lampard: 102 assistências.
- Dennis Bergkamp: 104 assistências.
- David Silva: 93 assistências.
- Steven Gerrard: 92 assistências.
- James Milner: 89 assistências.
- David Beckham: 82 assistências.
O galês Ryan Giggs, ídolo histórico do Manchester United, lidera com muita folga a lista. Afinal, foi uma longa carreira dedicada exclusivamente aos Red Devils.
Entre os estrangeiros, o destaque fica para Kevin de Bruyne, Cesc Fàbregas, Dennis Bergkamp e David Silva.
Os únicos jogadores ainda em atividade na lista são James Milner, que atualmente defende o Brighton, e De Bruyne, do Manchester City.
Quem tem mais jogos pela Premier League?
Para finalizar, vamos aos recordistas de jogos da Premier League. Confira o Top 10:
- Gareth Barry: 653 jogos.
- James Milner: 637 jogos.
- Ryan Giggs: 632 jogos.
- Frank Lampard: 609 jogos.
- David James: 572 jogos.
- Gary Speed: 535 jogos.
- Emile Heskey: 516 jogos.
- Mark Schwarzer: 514 jogos.
- Jamie Carragher: 508 jogos.
- Phil Neville: 505 jogos.
O líder de nossa lista, Gareth Barry, teve passagens marcantes por Aston Villa, Manchester City e Everton. O atleta se aposentou recentemente, em 2020, para coroar uma bonita e longeva carreira na elite da Premier League.
Contudo, o seu recorde deve durar pouco tempo. Afinal, em segundo lugar, temo James Milner, que está em plena atividade na atual edição da Premier League. O atleta do Brighton pode superar Barry já no ano de 2025.
O que achou do nosso conteúdo dos melhores jogadores da Premier League na história? É muito talento reunido, não é mesmo?
Abra sua conta na Betsson agora e acompanhe o futebol inglês!