Os principais campeonatos de futebol no Brasil [Guia] 

Os principais campeonatos de futebol no Brasil reúnem uma variedade de formatos e regulamentos que tranquilamente confundem os que desconhecem o sistema do nosso calendário.

Antes da implementação do Brasileirão de pontos corridos em 2003, as temporadas eram ainda mais confusas e repletas de competições regionais e nacionais.

Entretanto, desde então, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) instituiu uma série de medidas para padronizar o calendário, enxugar o número de disputas e a quantidade de datas.

O atual modelo ainda está longe do ideal, mas o estabelecimento de novos formatos, especialmente para as competições majoritárias (Brasileirão, Copa do Brasil e estaduais) oxigenaram e profissionalizaram ainda mais o esporte ao longo do tempo.

Preparamos este artigo para que você conheça os principais campeonatos de futebol no Brasil: os formatos, os regulamentos, os times que disputam e a popularidade de cada torneio. 

Dessa forma, você tem em mãos um panorama completo do esporte em nosso país. Boa leitura!

Como funciona o sistema de ligas de futebol brasileiro? 

A temporada do futebol brasileiro se ramifica em duas partes: de um lado, as ligas estaduais; do outro, as nacionais. As primeiras ocupam o primeiro semestre, enquanto as segundas se desenrolam ao longo da segunda parte do ano.

Cada estadual conta com um regulamento próprio, enquanto a liga nacional da Série A tem um sistema de pontos corridos com 20 times.

A Série B, por sua vez, espelha de forma idêntica o formato da primeira divisão, com 20 times que se enfrentam ao longo de 38 rodadas.

Na Série C, há dois grupos que disputam as primeiras posições de suas chaves no sistema de pontos corridos. Os melhores colocados se cruzam no mata-mata para definir quem vai à final.

O calendário das competições estaduais se inicia em janeiro e termina na semana entre o final de março e o começo de abril. 

A partir de então, inaugura-se a disputa das quatro divisões do sistema de ligas do futebol brasileiro, que duram até o mês de dezembro, quando descobrimos os grandes campeões.

Paralelamente a esses torneios, temos o calendário da Copa do Brasil, competição exclusivamente eliminatória e que reúne equipes de todas as regiões do país, independentemente da divisão.

A primeira fase da disputa acontece já em janeiro e só termina ao final da temporada. Há um espaçamento maior entre as rodadas, que acontecem majoritariamente aos meios de semana, quando os estaduais e o Campeonato Brasileiro dão uma ligeira pausa.

Vale salientar que esse calendário se desenrola concomitantemente com as competições internacionais, como a Copa Sul-americana e Copa Libertadores da América, o que torna a organização ainda mais desafiadora para preservar a saúde física e o rendimento dos atletas. 

Quais são os principais campeonatos de futebol no Brasil?

Hierarquizamos os principais campeonatos de futebol no Brasil entre estaduais, regionais e nacionais. Dessa forma, apresentamos um panorama mais preciso de todas as nuances que cercam a temporada em nosso país.

Abordaremos as seguintes competições:

  • campeonatos estaduais em geral;
  • Copa do Nordeste;
  • Copa Verde;
  • Copa do Brasil;
  • Campeonato Brasileiro (A, B, C e D).

Confira um resumo sobre o formato, o regulamento e a relevância de cada um desses torneios!

Campeonatos estaduais 

Essas competições reúnem clubes do mesmo estado e duram em média de três a quatro meses — de janeiro a abril.

O modelo de disputa é muito peculiar ao futebol brasileiro, uma vez que nossas dimensões continentais demandam uma série de torneios locais devido a problemas de logística.

Afinal, os campeonatos estaduais surgiram no início do século XX, bem antes da inauguração do sistema de tráfego aéreo brasileiro ou da instalação de uma linha férrea eficiente.

Ao longo das décadas, as competições ganharam popularidade e relevância e, portanto, ainda permanecem como figurinhas carimbadas do nosso futebol mesmo com a atual hegemonia dos torneios nacionais.

O Campeonato Paulista e o Carioca, por exemplo, são dois eventos que ainda atraem uma série de patrocinadores e uma grande presença de público, em virtude dos tradicionais times que participam e dos craques que desfilam seu talento nos campos.

Já para os times menores, essa é a oportunidade de ganhar visibilidade e conseguir vagas na Copa do Brasil ou Série D do Campeonato Brasileiro.

Campeonatos regionais 

Da década de 1950 até o início do século XXI, as disputas regionais também eram parte dos principais campeonatos de futebol no Brasil. 

O Torneio Rio-São Paulo, a Copa Sul-Minas e o Torneio Norte-Nordeste (depois, só Copa do Nordeste) aconteciam de forma simultânea aos estaduais, no primeiro trimestre da temporada. 

Após 2002, a CBF cortou essas competições do calendário nacional. Entretanto, como forma de alavancar a rivalidade e a competitividade das equipes do Centro, Norte e Nordeste, a instituição máxima do nosso futebol recriou a Copa do Nordeste e inaugurou a Copa Verde.

Copa do Nordeste (Nordestão)

O Nordestão está ativo desde 2013 como uma competição regional que movimenta uma grande massa de torcedores nos estádios para assistir aos tradicionais times da região.

Bahia, Vitória, Sport, Náutico, Santa Cruz, Fortaleza e Ceará são as equipes mais relevantes do torneio. Entretanto, outros clubes de menor expressão, como América de Natal, Sampaio Corrêa e Campinense, já fizeram campanhas inesquecíveis e levaram o título para casa.

O ranking de campeões da Copa do Nordeste é o seguinte:

  1. Bahia: 4 títulos.
  2. Vitória: 4 títulos.
  3. Ceará: 3 títulos.
  4. Fortaleza: 3 títulos.
  5. Campinense: 1 título.
  6. Santa Cruz: 1 título.
  7. Sampaio Corrêa: 1 título.
  8. América de Natal: 1 título.

Outra grande curiosidade do torneio é o formato da taça, que lembra a “orelhuda” da Champions League. Portanto, de forma paródica, muitos torcedores e jornalistas se referem à competição com o nome de “Lampions League”. 

Copa Verde 

Em 2014, um ano após o sucesso da primeira edição do Nordestão, surgiu a Copa Verde, torneio que reúne os principais times das regiões Norte, Centro-Oeste e do estado do Espírito Santo.

Times tradicionais, como Goiás, Vila Nova, Atlético Goianiense, Remo e Paysandu já disputaram a competição. 

Nas primeiras edições, o campeão garantia uma vaga na Copa Sul-Americana. Com o passar do tempo, a CBF implementou a mesma medida da Copa do Nordeste, que apenas classifica o vencedor diretamente à terceira fase da Copa do Brasil.

A competição tem esse nome em referência ao verde da região amazônica, uma vez que o torneio reúne diversos clubes do Norte.

Os principais campeões da Copa Verde são os seguintes:

  1. Paysandu: 4 vezes.
  2. Cuiabá: 2 vezes.
  3. Remo: 1 vez.
  4. Luverdense: 1 vez.
  5. Brasiliense: 1 vez.
  6. Goiás: 1 vez.
  7. Brasília: 1 vez.

Nenhum time do Espírito Santo conquistou um título da competição até o momento.

Copa do Brasil 

A primeira edição da Copa do Brasil aconteceu em 1989, quando o Grêmio bateu o Sport Recife na decisão por 1×0, com gol do, agora treinador, Cuca. 

A competição acontece ininterruptamente desde sua estreia e, ao contrário do Brasileirão, destaca-se por manter o formato de mata-mata desde a primeira rodada até a grande final.

Times de todas as divisões participam do campeonato, desde que preencham um dos dois critérios de classificação: o bom desempenho no estadual do ano anterior e uma posição de destaque no ranking da CBF.

A Copa do Brasil conta com sete fases. Os times que disputam a Copa Libertadores da América ou que garantiram classificação via torneio regional, estreiam apenas na terceira rodada de confrontos.

Um sorteio define os embates de cada etapa da competição, que ocorrem em partidas de ida e volta.

O atual campeão é o Flamengo, que igualou os cinco títulos do Grêmio. Entretanto, é o Cruzeiro quem ocupa o topo da lista, com seis conquistas.

Campeonato Brasileiro

Chegamos à estrela máxima entre os principais campeonatos de futebol no Brasil. Esse é o torneio mais longo, com mais jogos e o mais almejado por todos os grandes clubes do nosso futebol.

Afinal, os grandes contratos de TV e as premiações mais vultosas da temporada dependem de como os times desempenham na maior liga de futebol do Brasil — seja na Série A, B, C ou D.

Vamos falar um pouco sobre as peculiaridades de cada um das quatro divisões do futebol nacional. Confira!

Série A 

Oficialmente, a Série A do Campeonato Brasileiro surgiu em 1971, quando o Atlético-MG venceu o Botafogo na grande final. Ao longo do tempo, a competição passou por várias mudanças de formatos até 2003, quando inaugurou o atual modelo de pontos corridos.

Se antigamente a disputa reunia os melhores classificados em fases de mata-mata até a grande final, atualmente premia o clube que alcançar mais pontos ao final das 38 rodadas.

São vinte clubes que se enfrentam, entre abril e dezembro, em sistema de turno e returno. Ou seja, todas as equipes jogam duas vezes contra as outras, com uma partida em casa e outra no campo adversário.

De acordo com a classificação ao fim da temporada, descobrimos quem é o campeão e os contemplados com uma vaga na Libertadores da América e na Copa Sul-Americana, além dos quatro rebaixados para a Série B do ano seguinte.

O maior campeão da competição é o Palmeiras (12 títulos), enquanto o Flamengo e o Santos ficam em segundo lugar (8 títulos). 

Corinthians, Botafogo, Vasco, Fluminense, Atlético-MG, Athlético-PR, Coritiba, São Paulo, Bahia, Sport Recife, Grêmio, Internacional e Guarani são os outros agraciados com um título.

Vale lembrar que recentemente os principais campeonatos de futebol no Brasil antes de 1971 passaram por um processo de homologação pela CBF.

Ou seja, equipes que conquistaram a Taça Brasil ou a Copa Roberto de Gomes Pedrosa, equivalentes ao título nacional à época, também obtiveram uma estrela do Campeonato Brasileiro.

Série B 

A Série B é a principal divisão de acesso para a elite do futebol brasileiro. Anualmente, a competição recebe os quatro times rebaixados da Série A e outros quatro que ascenderam da Série C.

Diferentemente da primeira divisão, não há posições classificatórias para competições internacionais. Portanto, o único objetivo dos vinte clubes que disputam o evento é terminar entre os quatro primeiros para conquistar o sonhado acesso à primeira divisão do ano seguinte.

Em 2024, o tradicional Santos foi o grande campeão. O Alvinegro Praiano disputou a competição pela primeira vez em sua história. O clube terá a companhia de Sport Recife, Ceará, e Mirassol, que também ficaram entre os classificados, na Série A de 2025.

Os maiores campeões da Série B são o Goiás, o Bragantino, o América-MG, o Botafogo, o Paysandu, o Palmeiras e o Coritiba. Todos contam com dois títulos no currículo.

O formato da disputa é idêntico ao da Série A, com 20 clubes que se enfrentam em turno e returno ao longo de 38 rodadas.

Série C

A Série C, a terceira divisão do futebol nacional, teve sua primeira edição em 1981. Naturalmente, uma série de mudanças de regulamento aconteceu no decorrer desse período até chegar ao atual formato com 20 clubes.

Entretanto, diferentemente das duas divisões acima, o torneio conta apenas com 19 rodadas em turno único. Ao final dessa etapa, os oito melhores se enfrentam na fase eliminatória para decidir os quatro times que sobem para a B, além do grande campeão.

Na edição de 2024, o Volta Redonda ficou com o título. Também subiram o Remo, a Ferroviária e o Athletic-MG.

Série D

Finalmente, chegamos à quarta divisão nacional, a Série D. A primeira edição dessa competição ocorreu em 2009, pois a CBF pretendia diminuir o número de participantes da terceira divisão e redistribuí-los em dois campeonatos diferentes.

Atualmente, a liga conta com 64 clubes que conquistaram a classificação a partir do desempenho nos campeonatos estaduais e, claro, dos rebaixados da Série C do ano anterior.

O campeão da edição de 2024 foi o Retrô, de Pernambuco. Anápolis, Itabaiana e Maringá são os outros clubes que conquistaram o acesso.

Aposte nos principais campeonatos de futebol no Brasil!

Que tal apostar em todos os principais campeonatos de futebol no Brasil em 2025? Na Betsson, você encontra as melhores odds e mercados do ramo para palpitar em seus times e eventos favoritos!